sábado, 30 de novembro de 2013

Resgate em Itatiaia

Por volta das 17h30min da sexta feira (29) o Parna Itatiaia entrou em contato com o SAMU 192, mais especificamente com o Gabriel Fichter. A partir daí o Gabriel acionou o Grupo de Resgate Anjos da Montanha, no qual ele também faz parte, onde foi disponibilizado 3 resgatistas equipados com material para suporte básico de vida. Logo após o Gabriel já entrou em contato com o Eduardo Cotrim, da Gute Passeios, já informando o ocorrido e solicitando um possível apoio. Na mesma hora o Eduardo se prontificou a ajudar e entrou em contato também com o Marco Aurélio e ele prontamente se apresentou. Nós três ficamos aguardando apenas a confirmação do Chefe do Parque Nacional, Gustavo Tomzhinski, se iria ou não precisar que subíssemos para auxiliar os Anjos da Montanha e a equipe de três funcionários que já encontravam nas buscas. Por volta de 21h00min veio a confirmação, e saímos rumo ao planalto também na companhia de Yasmin Mourad na qual ficou prestando todo o apoio na base. As 22:00 chegamos ao Posto Marcão na parte alta, onde entramos em contato com o Gustavo que se encontrava no Abrigo Rebouças, ele imediatamente pediu para que fossemos ao encontro dele. Chegando ao Abrigo o Gustavo nos passou as informações que eles tinham até o momento. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Curso de técnicas verticais

"Pois  é, essa matéria é para mostrar que qualquer um consegue fazer um curso de técnicas verticais e realizar as atividades, basta ter força de vontade!
Contando com a ajuda de um bom instrutor, o instrutor Lucas Sato, e bons equipamentos e vestimentas, tudo fica mais fácil e seguro!" - Yasmin

"Uma coisa que me surpreendeu muito, foi que mesmo que você já pratique atividades verticais a um bom tempo, sempre tem algo novo para aprender. Apesar de ser um curso básico consegui atualizar bastante meus conhecimentos. Já dizia aquele ditado, conhecimento nunca é demais." - Eduardo



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pedra Selada

Pedra Selada

Localização: Região de Visconde de Maua, Resende - RJ
Distância: 3km de caminhada
Dificuldade: Média


Nosso objetivo era pernoitar no cume então fizemos algo um pouco mais incomum que foi começar a caminhada já bem tarde, saímos de Itatiaia as 13:00 horas e seguimos rumo à Visconde de Mauá.
Uma dica que eu dou é logo após passar um lugarejo conhecido como capelinha, logo no inicio da subida da serra vocês avistarão uma placa indicando Mauá,Maringá e Maromba para a esquerda e Pedra Selada para a direita, essa NÃO é a Pedra Selada em si, e sim um vilarejo aos seus pés, porém localizado na outra face da pedra. Para ir até sua base siga sentindo Visconde de Mauá.
Chegando à vila de Visconde de Mauá basta seguir as placas, agora sim corretas para a pedra!
Já se aproximando da base!