segunda-feira, 23 de junho de 2014

Monte Verde (Parte 1) - Centro/ Trilha do Pinheiro Velho / Cachoeira do Itapuá

Nosso destino foi a cidade de Monte Verde, distrito de Camanducaia - MG.
Monte Verde fica a mais ou menos 160 km de São Paulo. Uma ótima opção para passar o final de semana devido a sua proximidade.
Saímos na sexta feira no final da tarde, e chegamos a Monte Verde por volta de 9 horas da noite, ja sendo muito bem recebidos pelo frio, com os termômetros marcando 9 graus.



Ficamos hospedados no Hotel Aires de Monte Verde (www.airesdemonteverde.com.br), para quem quer uma opção barata pode ser uma boa, porém é um hotel antigo, com chuveiros sem pressão e que não esquentava a água decentemente, e a cama de casal eram na verdade duas camas de solteiro unidas, o que fazia com que ficasse um calombo no meio da cama.
Fomos jantar na cidade e logo que entramos na rua principal passamos por um restaurante com musica ao vivo e que estava tocando musicas muito boas, acabamos optando por ele. Porém a comida não estava tão a altura da banda. O restaurante de chama Armazém.
Restaurante Armazém


No sábado optamos por acordar mais tarde, fazer algo leve e conhecer a cidade.
O Centrinho da cidade é muito bonito e bem organizado, com diversas lojinhas e restaurantes. Em poucas horas se é possível conhecer tudo. No centrinho mesmo esta localizada a Trilha do Pinheiro Velho.

A loja mais interessante e original que visitamos! Vale a pena dar uma passada la e conhecer o trabalho!


Trilha do Pinheiro Velho


Se trata de uma trilha muito bem batida e tranquila, para toda a família. A trilha possui 5 entradas, todas possuem uma placa na entrada com um mapinha.



A trilha segue por dentro de uma bonita mata, as margens do rio que corta a cidade, porém o mesmo já mostra sinais de poluição.



O principal atrativo da trilha é o pinheiro que da nome a ela, uma belíssima e imponente Araucária com mais de 200 anos de idade.


O Pinheiro Velho


O único problema da trilha é que construíram uma cerca no meio dela!!

O Pinheiro Velho visto da cidade


Saindo da trilha do Pinheiro Velho, seguimos rumo à Cachoeira do Itapuá.


Cachoeira do Itapuá



Para se chegar a cachoeira do Itapuá, pegue a estrada sentido Camanducaia, e após uns 5km pegue a saída para a direita. Basta seguir as indicações do Hotel Fazenda Itapuá.



A Cachoeira se localiza dentro do hotel. Estacione o carro na recepção, la é cobrada uma taxa de visitação de R$ 5,00.



Parte da recepção do hotel

Para se chegar à cachoeira, que na verdade são corredeiras. Basta seguir subindo pela lateral do rio, por uma trilha bem marcada, porém molhada e acidentada. Da recepção até o final da trilha se leva em torno de 40 minutos. O rio se encontra bem poluído, então evite o contato com a água, inclusive o cheiro chega a ser desagradável. A única parte boa do passeio é a mata no entorno que é bem preservada e bonita.
Parte da trilha, neste trecho ela era bem batida e tranquila


Na volta pegue a trilha que sobe a esquerda e você passará pelo lago do silêncio. Um lago muito bonito no meio da mata.



Seguindo mais adiante você chegará no deck da piscina do hotel, com um belo mirante para o vale. Lembre-se que você está em hotel, então evite fazer bagunça e faça silêncio.

Vista do deck do hotel


Em breve postaremos a segunda parte da viagem! Onde visitamos o Pico do Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado!

Veja aqui a segunda parte da viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário